Tendências de Negócios para Empreender em 2023

Empreendendo no Futuro: Aprofundando-se nas Tendências de Negócios para 2023

Tendências de Negócios para Empreender em 2023

 

O universo dos negócios é dinâmico, em constante movimento e adaptação. Com o avanço tecnológico e as transformações sociais, surgem oportunidades de mercado cada vez mais inovadoras. Para 2023, algumas tendências são bastante promissoras, dentre as quais se destacam: Experiência Imersiva do Cliente, Negócios Sustentáveis, Economia do Compartilhamento e Saúde e Bem-estar Digital.

 

Experiência Imersiva do Cliente

 

 

A Experiência Imersiva do Cliente é uma tendência emergente em diversos setores, potencializada por tecnologias como Realidade Virtual (VR), Realidade Aumentada (AR) e Inteligência Artificial (IA). Ela proporciona aos consumidores uma vivência mais profunda e personalizada, permitindo que se sintam mais conectados à marca ou produto.

 

A utilização da VR e AR no varejo, por exemplo, permite que os clientes “experimentem” produtos e serviços de maneira totalmente inovadora. Essa estratégia vem ganhando espaço e, de acordo com a empresa de pesquisa de mercado Statista, espera-se que o mercado global de VR e AR atinja 72,8 bilhões de dólares até o final de 2024.

 

Negócios Sustentáveis

 

 

 

A sustentabilidade deixou de ser um diferencial e passou a ser um requisito no mundo corporativo. Os consumidores estão cada vez mais conscientes dos impactos de seus hábitos de consumo e preferindo marcas que se comprometem com o meio ambiente. A sustentabilidade engloba não apenas a produção mais limpa, mas também a economia circular, a eficiência energética e a inclusão social.

 

Segundo pesquisa da Nielsen, 81% dos entrevistados em todo o mundo sentem fortemente que as empresas devem ajudar a melhorar o meio ambiente. Assim, negócios que apresentem soluções sustentáveis, inovadoras e eficientes estarão em vantagem competitiva no mercado.

 

Economia do Compartilhamento

 

 

 

 

A Economia do Compartilhamento é um modelo econômico baseado no compartilhamento, uso conjunto e aluguel de bens e serviços, geralmente facilitado por uma plataforma tecnológica. Ela representa uma mudança de paradigma do "possuir" para o "acessar" e vem sendo acelerada pelas transformações digitais.

 

Estima-se que, globalmente, a Economia do Compartilhamento atinja 335 bilhões de dólares em 2025, de acordo com a PwC. Plataformas de compartilhamento de carros, acomodações, equipamentos e até mesmo roupas e alimentos, são exemplos de negócios promissores nesse setor.

 

Saúde e Bem-estar Digital

 

 

 

 

A pandemia de COVID-19 acelerou a digitalização de vários setores, incluindo o de saúde e bem-estar. A telemedicina, os aplicativos de saúde, a terapia online, o fitness digital e até mesmo a meditação e o mindfulness digitais estão em alta. A tendência é que esse mercado continue a crescer à medida que a tecnologia avança e o comportamento do consumidor muda.

 

A empresa de consultoria McKinsey estima que o mercado de saúde digital atingirá 600 bilhões de dólares em 2024. Essa transformação tem o potencial de melhorar a qualidade do atendimento ao paciente, além de trazer maior conveniência e personalização.

 

Dados e Curiosidades

 

A utilização de dados para embasar decisões é uma estratégia cada vez mais empregada pelas empresas. Com o auxílio da Inteligência Artificial e do Big Data, é possível coletar e analisar informações detalhadas sobre o comportamento do consumidor, permitindo a criação de experiências personalizadas e aprimoradas.

 

A título de curiosidade, estima-se que 1,7 MB de dados são criados por segundo para cada pessoa na Terra, de acordo com a DOMO. Essa quantidade colossal de informações pode ser um tesouro para as empresas que sabem como aproveitá-la.

 

Outra curiosidade interessante é a mudança de mentalidade em relação à posse de bens. Uma pesquisa da West Monroe revelou que 48% dos millennials e da Geração Z nos Estados Unidos preferem usar produtos compartilhados do que possuí-los.

 

Conclusão

 

As tendências de negócios para 2023 são amplas e variadas, mas todas têm um ponto em comum: a necessidade de inovação e adaptação. Seja ao proporcionar uma experiência imersiva aos clientes, ao desenvolver soluções sustentáveis, ao explorar a economia do compartilhamento ou ao investir na saúde e bem-estar digital, os empreendedores devem estar preparados para um mercado em constante mudança.

 

Embora essas tendências representem desafios, elas também são grandes oportunidades para criar negócios inovadores, rentáveis e alinhados com as expectativas do consumidor moderno. A chave é estar sempre atualizado, disposto a aprender e, acima de tudo, preparado para agir.

 

 


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Escrito por:

Naila Campos


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